domingo, 23 de setembro de 2012

       Aconteceu na Oitava série, do turno da tarde.
Escultura pré-histórica:Vênus de Willendorf

 

  O professor de Artes, Edy Carlos Cavalcante, inseriu como critério avaliativo de sua disciplina(turma de oitava série), a confecção de escultura pré-histórica denominada Vênus de Willendorf . Segundo a enciclopédia Wikipédia ''A Vênus não pretende ser um retrato realista, mas uma idealização da figura feminina. A vulva, seios e barriga são extremamente volumosos, de onde se infere que tenha uma relação forte com o conceito da fertilidade. Os braços, muito frágeis e quase imperceptíveis, dobram-se sobre os seios e não têm uma face visível, sendo a cabeça coberta do que podem ser rolos de tranças, um tipo de penteado ou mesmo vários olhos".
  A metodologia do trabalho consistiu na releitura da estatueta, utilizando objetos recicláveis e acessórios.
O professor Edy Carlos registrou a entrega dos trabalhos e você confere agora:

                                                                                                                                                                                                                                             

    Parabéns aos alunos e ao professor Edy Carlos pela iniciativa.
         Professores e funcionários da escola participam do" Curso de Introdução à Informática Educativa" 
     No último dia 18 de setembro, os professores e funcionários da escola iniciaram as atividades de capacitação à informática educativa. O objetivo do curso é contribuir para a inclusão digital desses profissionais, buscando motivá-los e prepará-los para a utilização da sala de informática como recurso pedagógico.
      O curso está sendo ministrado pela formadora do NTE/Ananindeua, Giselle Bezerra, e se estenderá até o dia 28/09. Para os professores  do turno da manhã, o curso iniciará no dia 18 de outubro.
    É válido ressaltar que essa é uma ação do projeto da sala de informática, sob a direção dos professores Adma Marcal, Letícia Almeida e Paulo Arthur.
  Confira algumas imagens do evento:

                                      Primeiro dia do curso(18/09):
 



Segundo dia do curso(19/09):
Formadora orienta  os participantes a montar projetor(data-show) 



quarta-feira, 12 de setembro de 2012



NTE Ananindeua realiza curso de introdução a informática educativa na Escola Nedaulino

  No período de 18 a 28 de setembro, os professores e funcionários da escola Nedaulino participarão da primeira formação referente a informática educativa. O curso será ministrado pelo NTE Ananindeua, nos turnos da manhã, tarde e noite. As inscrições já estão sendo realizadas. 
    A segunda fase do ciclo de cursos, será para os estudantes dos respectivos turnos, programadas para o mês de outubro.


segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Professores conhecem o projeto de sala de informática da escola Nedaulino
  Os professores da Escola Nedaulino agora conhecem o projeto da sala de informática dessa instituição. A professora Adma Marcal, realizou reuniões nos dias 27 e 28 de agosto. A professora letícia Almeida, apresentou o projeto nos dias 27 e 30 de agosto, enquanto o professor Paulo Arthur está realizando essas reuniões nos horários vagos.
  Na ocasião os docentes tiveram acesso as ferramentas educativas do linux educacional e aos aplicativos on-line como: webquest, wiki, moodle, cmap tool e fórum.
   Os professores também contam com um acervo de DVDs e um sistema de tv a cabo do programa TV educar.
                     MUITA  ALEGRIA NO 4º SARAU ARTÍSTICO DA ESCOLA NEDAULINO

     Com muita alegria, foi realizado, no dia 31 de agosto, o 4º Sarau artístico da escola Nedaulino.
    Essa iniciativa faz parte do planejamento da disciplina de Artes, ministrada pela professora Letícia Almeida. Essa professora contou com o apoio da equipe técnica do turno da noite, e da vice-diretora Patrícia Nobre, que não mediu esforços em tornar esse evento uma tradição no calendário escolar.
   O sarau contou com a presença de professores, funcionários, convidados e alunos do turno da noite. Os alunos do 1º e 2º anos foram avaliados pela professora Letícia, que ficou muito contente com o desempenho de seus alunos.
   Durante o sarau, os alunos receberam homenagem alusiva ao dia do estudante e entre uma apresentação e outra, as professoras  Izelle Pimentel e Paula Albuquerque realizaram brincadeiras.
Confira algumas fotos do evento:

Turma 1º J01(responsável pela decoração da festa)
Turma 1º J02(interpretou música de Zé Ramalho)  
Turma 1ºJ03(interpretação fala de cidadania)
Turma 2ºJ02(narrativa da lenda: Cobra Honorato)
Brincadeiras animadas
Os professores prestigiando o evento
Professores e funcionários apreciam as interpretações

Aguarde vídeo dos melhores momentos.

PROFESSOR DA ESCOLA NEDAULINO VIANNA MINISTRA OFICINA NO ENCONTRO DE EDUCADORES DAS REDES ESTADUAL E MUNICIPAL DE CASTANHAL

        O professor Helder Bentes, de Lńgua Portuguesa, que atua nas turmas do 8º ano do ensino fundamental, participou do encontro de educadores da rede estadual, para preparação  e avaliação do índice de desenvolvimento da educação básica( IDEB), realizado nos dias 16 e 17 de agosto de 2012. Na ocasião, o professor Helder foi convidado para fazer parte da equipe de formados da Seduc, que tem o objetivo de levar aos municípios de Castanhal, Conceição do Araguaia e Santarém o referido curso, como parte das ações da Seduc para elevar o Ideb das escolas públicas estaduais.
      No encontro de Castanhal, que foi realizado nos dias 28 a 30 de agosto, nosso professor de Português, participou  como ministrante da oficina para elaboração de itens referentes aos descritores da Prova Brasil de Língua Portuguesa, a fim de compor um simulado da Seduc, a ser realizado em novembro deste ano. O professor também participa da criação e execução de propostas pedagógicas que visam ao desenvolvimento das habilidades relativas à competência de leitura, para alunos do 5º e do 9º ano, alvos da Prova Brasil de 2013.